Placas oclusais cad-cam: do planejamento à manufatura:

REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Júlia Gontijo Araújo
  • Cássio de Barros Pontes Academia Cearense de Odontologia
  • Lívia Maria Sales Pinto Fiamengui Universidade Federal do Ceará
  • Karina Matthes de Freitas Pontes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.59483/rfpp.v1n1.3

Resumo

Objetivo: Placas oclusais geralmente são a primeira opção para controle das consequências do bruxismo do sono ou de sintomas de alguns tipos de disfunções temporomandibulares, por serem conservadoras, de baixo custo e reversíveis. A digitalização do seu processo de confecção promete melhorar sua qualidade. Este estudo realizou uma revisão de literatura sobre propriedades e características de placas oclusais confeccionadas por métodos digitais de desenho e manufatura. Revisão de Literatura: Foram realizadas buscas na base de dados PubMed nos últimos cinco anos, com os descritores: “Occlusal Splints”, “3D Printing” e variações, “Additive Manufacturing”, “Stereolithography”, “Computer-aided Design”, “Stress, Mechanical”, “Materials”, resultando em 151 títulos. Destes, 53 foram selecionados para leitura dos resumos. Posterior à exclusão dos artigos repetidos, dos inacessíveis, dos que não se enquadraram aos critérios de inclusão, permaneceram 15. Após a leitura na íntegra dos 15 artigos, 10 foram mantidos. Foi verificado que, em relação à acurácia, as placas fresadas apresentaram boa exatidão e precisão e as placas impressas 3D horizontalmente apresentaram melhor exatidão que as impressas verticalmente. Quanto à resistência ao desgaste, placas impressas com menor espessura de camadas apresentaram maior dureza. Placas oclusais fresadas apresentaram resistência flexural e à fratura superiores às impressas e produzidas convencionalmente. Além disso, foi constatado que placas confeccionadas digitalmente  apresentaram bom acabamento superficial, biocompatibilidade e satisfação dos pacientes. Considerações Finais: O uso de tecnologias digitais para confecção de placas oclusais mostrou-se promissor. No entanto, são necessários mais estudos sobre os materiais utilizados com essa finalidade e acompanhamento da performance clínica destes dispositivos.

Biografia do Autor

Cássio de Barros Pontes, Academia Cearense de Odontologia

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é coordenador de curso da Academia Cearense de Odontologia, professor colaborador do Centro de pós-graduação em odontologia e professor colaborador da Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: reabilitação oral, implantodontia e bioquímica.

Lívia Maria Sales Pinto Fiamengui, Universidade Federal do Ceará

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará. É especialista em Prótese Dentária pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo e em Disfunção Temporomandibular reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia - CFO. Mestre e Doutora em Ciências Odontológicas Aplicadas, pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora no Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Prótese Dentária e sobre implantes.

Karina Matthes de Freitas Pontes, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Reabilitação Oral também pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, junto ao Departamento de Odontologia Restauradora. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária, Oclusão e Laserterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: reabilitação estética e funcional de pacientes desdentados totais e parciais, desordens temporomandibulares, microbiologia aplicada à reabilitação oral, materiais odontológicos e terapias fotônicas.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

1.
Araújo JG, Pontes C de B, Fiamengui LMSP, Pontes KM de F. Placas oclusais cad-cam: do planejamento à manufatura:: REVISÃO DE LITERATURA. RFPP [Internet]. 22º de dezembro de 2021 [citado 24º de abril de 2024];1(1). Disponível em: https://revistadeodontologia.facpp.edu.br/index.php/rfpp/article/view/3

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)