Diretrizes para autores

UTILIZE O TEMPLATE! (Clique aqui)

Condições para submissão

Os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Serão automaticamente recusados e arquivados os trabalhos que não seguirem as Diretrizes para Autores.

A revista submeterá os artigos à apreciação da Comissão Editorial e os encaminhará a dois avaliadores ad hoc (avaliação cega) para emissão de pareceres. A seleção leva em consideração a originalidade, a relevância e a qualidade metodológica e científica. O conteúdo e a exatidão das citações são de inteira responsabilidade dos autores. A RFPP verifica sistematicamente a conformidade das submissões aos direitos autorais e verificação de plágio.

Nenhuma cobrança é feita aos autores para submissão, preparação, editoração, publicação e download de artigos na RFPP.

Declaração de Direito Autoral

Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:

  1. Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
  2. Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.

Licença

Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Esta licença permite que outros remixem, ajustem e desenvolvam seu trabalho de forma não comercial, desde que creditem a autoria e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.

1 DAS NORMAS GERAIS

1.1 Serão aceitos para submissão trabalhos de pesquisa básica e aplicada em Odontologia, Enfermagem e Psicologia, em língua portuguesa (preferencialmente) ou inglesa.

1.2 Podem ser submetidos artigos de pesquisa, revisões de literatura (sistemáticas, narrativas, integrativas, etc.) e relatos de caso.

1.3 Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua submissão simultânea em outro periódico, seja de âmbito nacional ou internacional.

1.4 O conteúdo dos textos das citações e das referências são de inteira responsabilidade dos autores.

1.5 Registros de Ensaios Clínicos

- Em artigos de pesquisas clínicas relacionadas a seres humanos, não devem ser utilizados no material ilustrativo, nomes ou iniciais do(s) paciente(s).

- Nos experimentos com animais devem ser seguidos os guias da Instituição dos Conselhos Nacionais de Pesquisa sobre o uso e cuidado dos animais de laboratório.

2 DA APRESENTAÇÃO

2.1 Estrutura de apresentação da página de rosto

A primeira página do texto de submissão deverá conter:

- o título do artigo e português e em inglês;

- o nome dos autores, com sua principal titulação, filiação institucional e e-mail em nota de rodapé.

- Resumo: deverá incluir o máximo de 250 palavras, contendo suas divisões (ex: objetivo, materiais e métodos, resultados e conclusão).

2.2 Corpo do manuscrito

Artigo original de pesquisa: deve apresentar as seguintes divisões: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão.

Introdução: resumo do raciocínio e a proposta do estudo, citando somente referências pertinentes. Claramente estabelece a hipótese do trabalho.

Materiais e Métodos: apresenta a metodologia utilizada com detalhes suficientes que permitam a confirmação das observações. Métodos publicados devem ser referenciados e discutidos brevemente, exceto se modificações tenham sido feitas. Indicar os métodos estatísticos utilizados, se aplicável.

Resultados: apresenta os resultados em uma sequência lógica no texto, tabelas e ilustrações. Não repetir no texto todos os dados das tabelas e ilustrações, enfatizando somente as observações importantes. Utilizar no máximo seis tabelas e/ou ilustrações.

Discussão: enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo e as conclusões resultantes. Não repetir, em detalhes, os dados ou informações citadas na introdução ou nos resultados. Relatar observações de outros estudos relevantes e apontar as implicações de seus achados e suas limitações.

Conclusão(ões): deve(m) ser pertinente(s) aos objetivos propostos e justificados nos próprios resultados obtidos. A hipótese do trabalho deve ser respondida.

Revisões de literatura: Devem ser divididas em: Introdução, Revisão de literatura, Discussão (serão aceitas também revisões discutidas) e Considerações finais.

Relato de caso: Deve ser dividido em: Introdução, Descrição do(s) Caso(s), Discussão e Considerações finais.

PARA TODAS AS SUBMISSÕES:

Agradecimentos (quando houver): ao final do manuscrito. Agradecer às pessoas que tenham contribuído de maneira significativa para o estudo. Especificar auxílios financeiros citando o nome da organização de apoio de fomento e o número do processo.

A correção gramatical é de responsabilidade dos autores.

3 DA NORMALIZAÇÃO TÉCNICA

O texto deve ter composição eletrônica no programa Word for Windows (extensão doc ou docx), apresentar-se em fonte arial tamanho 12 (exceto as citações longas, de mais de 3 linhas, que devem estar em arial 11), espaçamento entre as linhas de 1,5 (com exceção dos resumos e da referências, que devem estar em espaço simples), em folhas A4, com margens de 3 cm de cada um dos lados, perfazendo um total de no mínimo seis páginas e no máximo 25 páginas, excluindo referências e ilustrações (gráficos, fotografias, tabelas etc.). 

3.1 Ilustrações (Colocar títulos em cima e fontes embaixo das imagens).

- Todas as ilustrações devem ser apresentadas ao longo do texto e devem ser inseridas no texto do Word. Devem também ser enviadas separadamente. Cada ilustração em arquivo individual, no formato jpg, tif ou gif.

- As ilustrações (fotografias, gráficos e desenhos) serão consideradas no texto como figuras. Devem ser limitadas ao mínimo indispensáveis e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, segundo a ordem que aparecem no texto. As legendas correspondentes às ilustrações deverão ser claras, concisas e localizadas abaixo de cada figura, precedidas da numeração correspondente.

- As fotografias deverão ser encaminhadas com resolução mínima de 300 dpi. Essas fotos deverão estar inseridas no texto do Word. As legendas correspondentes deverão ser claras, concisas e localizadas abaixo de cada figura, precedidas da numeração correspondente.

- As tabelas e quadros deverão ser logicamente organizados, numerados consecutivamente em algarismos arábicos. A legenda será colocada na parte superior dos mesmos.

- As notas de rodapé serão indicadas por asteriscos e restritas ao mínimo indispensável. Marca comercial de produtos e materiais não deve ser apresentada como nota de rodapé, mas deve ser colocada entre parênteses seguida da cidade, estado e país da empresa (Ex: Goretex, Flagstaff, Arizona, EUA)

3.2 Citação de autores

No estilo Vancouver, as citações no texto são indicadas por algarismos arábicos (1,2,3,4,5,6,7,8,9). Cada referência deve ter um número único que corresponda à ordem em que é citada. Quando o mesmo trabalho é referenciado mais de uma vez, use o mesmo número a cada vez. 
Os números podem ser colocados no meio ou no final da frase, antes ou depois do ponto final. Tanto colchetes quanto parênteses podem ser usados, assim como sobrescrito. Apenas certifique-se de usar um formato consistente durante todo o seu trabalho. 

Vejamos vários exemplos, todos corretos. 

  • Pesquisas recentes (1) indicam que a contagem de calorias é uma maneira eficaz de manter a perda de peso a longo prazo. 
  • Pesquisas recentes1 indicam que a contagem de calorias é uma maneira eficaz de manter a perda de peso a longo prazo. 
  • Pesquisas recentes indicam que a contagem de calorias é uma maneira eficaz de manter a perda de peso a longo prazo (1). 
  • Pesquisas recentes indicam que a contagem de calorias é uma maneira eficaz de manter a perda de peso a longo prazo [1]. 

Se você usar o nome do autor no texto, ainda deverá incluir o número da citação. Ex: 

Blakely (2) observa que os pesquisadores anteriores não levaram em conta a diferença de idade. 

Ao citar diretamente de uma fonte impressa, você deve usar aspas e incluir o número da página que você está citando. O número da página deve seguir a citação. Ex: 

De acordo com Schumann [4], “a perda de peso a longo prazo é sustentada através de uma variedade de técnicas de modificação de comportamento” (p.17). 

Observe que, quando você cita publicações diferentes de um mesmo autor no mesmo ano, cada publicação deve ter seu próprio número de referência. 

Citações de múltiplos autores ou fontes 

Se um trabalho tiver mais de um autor e você quiser incluir o nome do(s) autor(es) no texto, use o sobrenome do primeiro autor, seguido de “et al.” Para um trabalho escrito por Simon, Blakely e Faust, a citação no texto seria a seguinte: 

Simon et al. [3] descobriram que os ratos que foram alimentados com uma dieta rica em açúcar comeram mais, em média, do que os ratos que não foram. 

Ao citar várias fontes em uma frase, inclua os números de referência de cada fonte na citação. Os números devem ser separados por vírgulas sem espaço entre eles. Ex: 

Pesquisas anteriores [3,7,10] também confirmam que dietas ricas em açúcar contribuem para uma diminuição na produção do hormônio de “saciedade” grelina. 

Números consecutivos devem ser separados por um traço: 

A diminuição da grelina está associada ao aumento do apetite e ganho de peso (7-9, 14). 

Tenha em mente que as citações no texto não variam de acordo com o tipo de publicação que está sendo citada. Não importa se você está citando um artigo de uma revista, livro, DOI, URL (link da Web), relatório ou outro tipo de publicação, a citação no texto deve ser sempre um número. 

A exceção a isso são os itens não publicados (correspondência, entrevistas, e-mails, etc.). Neste caso, você deve citar o nome da pessoa e a data de comunicação entre parênteses no texto. Por exemplo: 

A confidencialidade entre médico e paciente desempenha o importante papel de aumentar a confiança e aumentar a probabilidade de o paciente seguir as orientações do seu médico (Jake Smith, 13 de dezembro de 2007), o que pode salvar vidas (8). 

Não inclua citações de materiais não publicados na sua lista de referências. 

3.3 Referências

As referências deverão obedecer ao padrão Vancouver. Alinhar à esquerda. Toda referência deverá ser citada no texto. Serão ordenadas conforme ordem de citação no texto. As abreviaturas dos títulos dos periódicos citados deverão estar de acordo com o Index Medicus / MEDLINE e para os títulos nacionais, LILACS e BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia). Evitar ao máximo a inclusão de comunicações pessoais, resumos e materiais bibliográficos sem data de publicação na lista de referências. Colocar o nome de todos os autores do trabalho até no máximo seis autores, além disso, citar os seis autores e usar a expressão et al. Observação: A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

Exemplos de referências:

Livro

Melberg JR, Ripa LW, Leske GS. Fluoride in preventive dentistry: theory and clinical applications. Chicago: Quintessence; 1983.

Capítulo de Livro

Verbeeck RMH. Minerals in human enamel and dentin. ln: Driessens FCM, Woltgens JHM, editors. Tooth development and caries. Boca Raton: CRC Press; 1986. p.95-152.

Artigo de periódico

Veja KJ, Pina I, Krevsky B. Heart transplantation is associated with an increased risk for pancreatobiliary disease. Ann Intern Med. 1996 Jun 1;124(11):980-3.

Wenzel A, Fejerskov O. Validity of diagnosis of questionable caries lesions in occlusal surfaces of extracted third molars. Caries Res. 1992;26:188-93.

Artigos com mais de seis autores

Citam-se até os seis primeiros seguidos da expressão et al.

Parkin DM, Clayton D, Black, RJ, Masuyer E, Friedl HP, Ivanov E, et al. Childhood - leukaemia in Europe after Chernobyl : 5 years follou-up. Br J Cancer. 1996;73:1006-12.

Artigo sem autor

Seeing nature through the lens of gender. Science. 1993;260:428-9.

Volume com suplemento e/ou Número Especial

Ismail A. Validity of caries diagnosis in pit and fissures [abstract n. 171]. J Dent Res 1993;72(Sp Issue):318.

Fascículo no todo

Dental Update. Guildford 1991 Jan/Feb;18(1).

Trabalho apresentado em eventos

Matsumoto MA, Sampaio Góes FCG, Consolaro A, Nary Filho H. Análise clínica e microscópica de enxertos ósseos autógenos em reconstruções alveolares. In: Anais da 16a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO; 1999 set. 8-11; Águas de São Pedro (SP). São Paulo: SBPqO; 1999. p. 49, resumo A173.

Trabalho de evento publicado em periódico

Abreu KCS, Machado MAAM, Vono BG, Percinoto C. Glass ionomers and compomer penetration depth in pit and fissures. J Dent Res 2000;79(Sp. Issue) 1012.

Monografia, Dissertação e Tese

Pereira AC. Estudo comparativo de diferentes métodos de exame, utilizados em odontologia, para diagnóstico da cárie dentária. São Paulo; 1995. [Dissertação de Mestrado - Faculdade de Saúde Pública da USP].

Artigo eletrônico

Lemanek K. Adherence issues in the medical management of asthma. J Pediatr Psychol [Internet]. 1990 [Acesso em 2010 Abr 22];15(4):437-58. Disponível em: http://jpepsy.oxfordjournals.org/cgi/reprint/15/4/437