Estudo de uma nova rota sintética para um biomaterial osseointegrativo

Autores

  • Hamilton Rodrigues Tabosa Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-2757-195X
  • Eduardo Fernando Soares Rocha Faculdade Paulo Picanço
  • Ricardo Teixeira Abreu Faculdade Paulo Picanço

DOI:

https://doi.org/10.59483/rfpp.v2n1.9

Palavras-chave:

Materiais dentários, Biomaterial, Sintetização polimérica, PEEK, Quitosana

Resumo

Introdução: Os biomateriais, de origem natural ou sintética, desempenham um papel-chave na área da Saúde, restaurando a função de tecidos e órgãos. Também podem ser definidos como dispositivos que entram em contato com os sistemas biológicos, com aplicações em diagnósticos, vacinas, cirurgias ou terapias. A Ciência não para de desenvolver novos biomateriais com características e aplicações cada vez mais avançadas. Objetivo: Apresentar o resultado parcial da pesquisa que desenvolveu um novo biomaterial, produzido por meio da inovadora sintetização do PEEK (C19H12O13)n adicionado da quitosana (C6H11O4N)n já na reação polimérica. Materiais e métodos: Uma Schlenk line foi utilizada para sintetização do novo polímero, a vácuo e sob altas temperaturas, respeitando determinados intervalos de resfriamento e secagem. Várias rotas sintéticas foram testadas e, após 62 tentativas e erros, chegou-se a um resultado que, a olho nu e a priori, parece corresponder a um biomaterial com características mecânicas ideais.  Resultados: A nova rota sintética orgânica foi atestada por meio da espectrometria de massa, revelando graficamente a constituição química do novo polímero. Testes mecânicos, físicos e químicos serão realizados nas próximas etapas da pesquisa, de modo a mensurar e avaliar características indispensáveis à utilização do produto em aplicações odontológicas. Conclusão: Espera-se que o novo polímero seja osseointegrável e, devido ser mais leve, de baixo custo e facilmente impresso em 3D, possa substituir o titânio como material dentário.

Biografia do Autor

Hamilton Rodrigues Tabosa, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Graduando em Odontologia pela Faculdade Paulo Picanço. 

Eduardo Fernando Soares Rocha, Faculdade Paulo Picanço

Mestrando em Odontologia Profissional pela Faculdade Paulo Picanço, Especialista em Bioquímica pelo Instituto Brasileiro de Recursos Avançados e Bacharel em Odontologia pela Faculdade Paulo Picanço.

Ricardo Teixeira Abreu, Faculdade Paulo Picanço

Doutor e Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Odontologia pela Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

14-05-2022

Como Citar

1.
Tabosa H, Rocha E, Abreu R. Estudo de uma nova rota sintética para um biomaterial osseointegrativo. RFPP [Internet]. 14º de maio de 2022 [citado 18º de abril de 2024];2(1):7. Disponível em: https://revistadeodontologia.facpp.edu.br/index.php/rfpp/article/view/9

Edição

Seção

Artigos