Prótese maxilofacial de retenção mista

um relato de caso

Autores

  • Lucas Gabriel Nunes Andrade Centro Universitário Fametro
  • Raiza Ricarte Teixeira
  • Raniel Fernandes Peixoto Universidade Federal do Ceará
  • Marcelo Barbosa Ramos Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral
  • Ana Cristina de Mello Fiallos Universidade Federal do Ceará
  • Wagner Araújo de Negreiros Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.59483/rfpp.v1n1.6

Palavras-chave:

Prótese bucomaxilofacial; prótese removível; silicone médico; prótese nasal; magneto; adesivo.

Resumo

Introdução: As deformidades faciais atingem milhares de pessoas no mundo e decorrem de traumas, doenças congênitas e cirurgias para remoção de tumores de cabeça e pescoço. Em muitas situações, as cirurgias reconstrutivas não são indicadas
para correção de defeitos orofaciais de maior magnitude. Por outro lado, as próteses bucomaxilofaciais podem oferecer uma reabilitação estética e funcional satisfatória, devolvendo autoestima ao paciente. Descrição do caso: O objetivo deste trabalho foi reportar a reabilitação protética de um paciente acometido por grande deformidade no terço médio da face, envolvendo a pré-maxila, lábio superior, dorso e base do nariz. A resolução do caso foi obtida a partir de duas peças  protéticas: uma prótese parcial removível retida a grampos e uma prótese nasolabial em silicone com retenção magnética e adesiva. Discussão: A prótese facial possui vantagens quando comparada à reabilitação através da cirurgia plástica no que diz respeito à redução do tempo operatório, não é necessário submeter o paciente a internação e procedimentos cirúrgicos complexos. Além disso, as próteses faciais, por serem removíveis, possibilitam a inspeção da área lesada e acompanhamento de possíveis recorrências tumorais, atuando ainda como barreira de proteção frente as delicadas
estruturas teciduais remanescentes. Considerações finais: Concluiu-se que a reabilitação de um grande defeito orofacial pode ser alcançada com uma prótese bucomaxilofacial de retenção mista, com ganhos funcionais e estéticos satisfatórios.

Biografia do Autor

Lucas Gabriel Nunes Andrade, Centro Universitário Fametro

Possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário Fametro (2020). Integrante da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada - LAEMA (UFC). Integrante do Projeto Núcleo de Defeitos da Face - NUFACE (UFC). 

Raniel Fernandes Peixoto, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), especialização em Prótese Dentária pela Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas (2016), mestrado e doutorado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (2013 e 2017). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. 

Marcelo Barbosa Ramos, Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral

Cirurgião-dentista, graduado pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), mestre e especialista em ortodontia (CPO SL Mandic Campinas/SP), especialista em ortopedia funcional dos maxilares (CFO RJ), especialista em implantodontia (ABO RR), especializando em CTBMF (CPO SL Mandic Campinas/SP) membro da sociedade brasileira de reabilitação oral (SBRO), Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO), Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentista (ABCD) e da academia brasileira de odontologia estética (ABOE).

Ana Cristina de Mello Fiallos, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Especialização em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Especialista em Periodontia e Mestre em Odontologia (DEA-Genie Biologique Medicale) pela Universidade Claude Bernard Lyon I - França (1990-1994), Especialista em Implantodontia pela Academia Brasileira de Odontologia Militar(2008), Doutora em Clínica Odontológica pela Universidade Federal do Ceará (2013); Professora Adjunta das Disciplinas de Prótese Parcial Removível, Fixa laboratorial e Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia, Farmácia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Wagner Araújo de Negreiros, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Odontologia (UFC-2002), Especialização em Prótese Dental (UFC-2004) e Implantodontia (APCD- Piracicaba-2009). Mestre e Doutor em Clínica Odontológica com área de concentração em Prótese Dental (UNICAMP-2008). Professor Associado da Área de Prótese Dental do Curso de Odontologia da UFC, com atuação nas áreas de reabilitação oral, maxilofacial e disfunção temporomandibular (DTM). Coordenador do Núcleo de Defeitos da Face (NUFACE - UFC).Membro da Associação Internacional de Anaplastologia (IAA). Professor do Curso de Especialização em Prótese Dental da Unichrisitus.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

1.
Andrade LGN, Teixeira RR, Peixoto RF, Ramos MB, Fiallos AC de M, Negreiros WA de. Prótese maxilofacial de retenção mista: um relato de caso. RFPP [Internet]. 22º de dezembro de 2021 [citado 25º de abril de 2024];1(1). Disponível em: https://revistadeodontologia.facpp.edu.br/index.php/rfpp/article/view/6

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)