Processo de ensino-aprendizagem na atenção primária à saúde durante o estágio supervisionado

relato de experiência

Autores

  • Shara Teixeira Belarmino Rodrigues
  • Zildenilson da Silva Sousa Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Matheus Andrade da Rocha Farias
  • Moysés Matias Mateus
  • Ana Flávia Bezerra Leite
  • Ana Carolina da Silva Matias
  • Sarah Aquila Lima Mourão Pereira
  • André Souza Rocha

DOI:

https://doi.org/10.59483/rfpp.v3n2.52

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência multidisciplinar do estágio supervisionado realizados por acadêmicos de cursos da saúde. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo do tipo relato de experiência, realizado entre março e maio de 2022 em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), localizada em Fortaleza – Ceará. Estudantes de Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia e Farmácia participaram do processo de ensino e aprendizagem. Resultados: Os principais resultados trouxeram à tona que é possível reduzir os agravos e promover à educação em saúde por meio de estratégias de intervenção adaptadas com base na necessidade da população local, de modo que seja possível identificar a prevalência da problemática e sugerir melhorias coletivas na UAPS. A análise profissional é fundamental nessa abordagem, assim, a visão crítica e forma de investigação devem ser implementadas na formação dos profissionais em saúde com o objetivo de imergir o discente no campo da assistência pública. Considerações finais: a aplicação de metodologias ativas durante o estágio supervisionado possibilita ao discente a vivência prática em seu campo de atuação, gerando uma visão analítica de situações cotidianas que promovam uma melhor condição do paciente por meio da atenção multidisciplinar.

Referências

Bruder MV, Lolli LF, Palácios AR, Rocha NB da, Veltrini VC, Gasparetto A, Fujimaki M. Estágio supervisionado na odontologia: vivência da promoção da saúde e integração multiprofissional. Rev Bras Promoc Saúde [Internet]. 6º de junho de 2017 [citado 8º de janeiro de 2023];30(2). Disponível em: https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/5927

Palmier, AC, Amaral, JHLD, Werneck, MAF, Senna, MIB, Lucas, SD. Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2012 [citado 8º de janeiro de 2023]; 36:152-157. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000300022

Carvalho WM, Cawahisa PT, Scheibel PC, Botelho JN, Terada RSS, Rocha NB da, Lolli LF, et al. Aceitação da utilização de metodologias ativas nos estágios no SUS por discentes da graduação e pós-graduação em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 4º de junho de 2016 [citado 8º de janeiro de 2023];16(1):88-9. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/224

Oliveira MD de, Silva MLL, Almeida TF de, Pinheiro LOR, Cristino PS. Percepções de egressos do curso de Odontologia sobre o estágio supervisionado na Atenção Primária em Saúde. Rev ABENO [Internet]. 24º de dezembro de 2021 [citado 2º de janeiro de 2023];21(1):1669. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1669

Luz GW da, Toassi RFC. Percepções sobre o preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde no ensino da Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 4º de junho de 2016 [citado 8º de janeiro de 2023];16(1):2-12. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/210

Bulgarelli, AF, Souza, KR, Baumgarten, A, Souza, JMD, Rosing, CK, Toassi, RFC. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Interface-Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2014 [citado 2º de janeiro de 2023];18: 351-362. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0583

Silva ALF da, Santana G de M, Lima MGN, Sousa EO de, Silva LC da, Lopes FM da C, et al. Popular education in the basic health unit: experience report RSD [Internet]. 20° de dezembro de 2021 [citado 2º de janeiro de 2023]; 10(17): e12101724120. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24120

Barros MMAF, Borges Neto H, Sousa M do S de, Silva PG de B, Teixeira CNG, Almeida MEL de. Tecnologias digitais de informação e comunicação como suporte ao Estágio em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 12º de setembro de 2019 [citado 8º de janeiro de 2023];19(2):117-26. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/670

Silva Junior MF, dos Santos Pacheco KT, de Carvalho RB. Multiplicidade de atuações do acadêmico de Odontologia no estágio curricular: relato de experiência. Arq Odontol [Internet]. 15º de junho de 2016 [citado 8º de janeiro de 2023];51(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3692

Holanda, AF, de Souza, JC, Ferrete, YA. Revista da Abordagem Gestáltica-phenomenological studies: sua produção científica entre 2007-2017. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies [Internet]. 2020 [citado 8º de janeiro de 2023]; 26(1): 111-121. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7863733

Pimentel, EC, Vasconcelos, MVLD, Rodarte, RS, Pedrosa, CMS, Pimentel, FSC. Ensino e aprendizagem em estágio supervisionado: estágio integrado em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2015 [citado 3º de janeiro de 2023];39: 352-358. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e01262014

Toassi, RFC, Davoglio, RS, Lemos, VMAD. Integração ensino-serviço-comunidade: o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia. Educação em revista [Internet]. 2012 [citado 3º de janeiro de 2023]; 28: 223-242. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S010246982012000400009

Scavuzzi AIF, Depes de Gouveia CV, Carcereri DL, Veeck EB, Ranali J, da Costa LJ, Morita MC, de Araujo ME. Revisão das Diretrizes da ABENO para a definição do Estágio Supervisionado Curricular nos cursos de Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 10º de janeiro de 2016 [citado 8º de janeiro de 2023];15(3):109-13. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/223

Santos KT dos, Ferreira L, Batista R de J, Bitencourt CTF, Araújo RP, Carvalho RB de. Percepção discente sobre a influência de estágio extramuro na formação acadêmica odontológica. Revista de Odontologia da UNESP [Internet]. 1° de dezembro de 2013 [citado 4º de janeiro de 2023];42:420–5. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rounesp/a/x3zWNk4b4rQQHtxpPgLQ35s/?lang=pt

Cavalcanti, YW, Lucena, EHG, Wanzeler, MC, Padilha, WWN. Qualificando uma estratégia formadora: a proposta dos estágios da graduação em Odontologia da UFPB | Revista de Iniciação Científica em Odontologia - RevICO. periodicosufpbbr [Internet]. 2008 [citado 4º de janeiro de 2023]; 6(1). Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/revico/article/view/3247

Warmling CM, Rossoni E, Hugo FN, Toassi RFC, Lemos VA de, Slavutzki SMB de, et al. Estágios curriculares no SUS: experiências da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Rev ABENO [Internet]. 27º de junho de 2013 [citado 7º de janeiro de 2023];11(2):63-70. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/66

Ocha DC, ALves FP, Queiroz D de, Azevedo EB de, Lima AC. Educação em saúde nas oficinas terapêuticas do centro de atenção psicossocial: relato de experiência no estágio supervisionado em saúde mental. Revista da universidade vale do rio verde [Internet]. 2014 [citado 7º de janeiro de 2023] 12(2): 227-235. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438

Daltro MR, Faria AA de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia [Internet]. 1° de janeiro de 2019 [citado 8º de janeiro de 2023];19(1):223–37. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013

Luis F. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira / Thomson Learning; 2002.

Warmling CM, Baldisserotto J, Rocha ET da. Acolhimento & acesso de necessidades de saúde bucal e o agir profissional na Atenção Primária à Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2019 [citado 8º de janeiro de 2023];23. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.180398

Graff VA, Toassi RFC. Clínica em saúde bucal como espaço de produção de diálogo, vínculo e subjetividades entre usuários e cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva [Internet]. 2018 dezembro [citado 8º de janeiro de 2023] 20;28(3): e280313. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312018280313

Kusma SZ, Moysés ST, Moysés SJ. Promoção da saúde: perspectivas avaliativas para a saúde bucal na atenção primária em saúde. Cadernos de Saúde Pública. 2012;28(suppl):s9–19.

Cunha CRH da, Harzheim E, Medeiros OL de, D’Avila OP, Martins C, Wollmann L, et al. Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde: garantia de integralidade nas Equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2020 Apr [citado 8º de janeiro de 2023];25(4):1313–26. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v25n4/1413-8123-csc-25-04-1313.pdf

Cristina A, Rafaela, Vasconcelos C, Andrea Clemente Palmier. Estágio supervisionado: influência na formação do cirurgião-dentista de acordo com as diretrizes curriculares nacionais. Revista de APS [Internet]. 2019 [citado 6° de janeiro de 2023];12(2). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/14229

Roselino, PL, Damasceno, JL, Figueiredo, GLA. Saúde bucal na atenção primária à saúde: articulações entre o ensino e a estratégia de saúde da família. Revista de Odontologia da UNESP [Internet]. 2020 [citado 8º de janeiro de 2023] 48(1). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-2577.08119

Baquião LSM, Costa AMB. A interação entre instituição de ensino e serviço de saúde: estágio em saúde coletiva / The interaction between educational institution and health service: internship in public health. Brazilian Journal of Health Review [Internet]. 2019 Jul 24 [citado 6º de janeiro de 2023];2(4):3599–602. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2487/2513

Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Pereira CAL, Carvalho Junior PM. Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface - Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2015 Dec [citado 6º de janeiro de 2023];19(suppl 1):831–43. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.1013

Werneck MAF, Lucas SD. Estágio supervisionado em odontologia: uma experiência da integraçäo ensino/serviço de saúde bucal. Arq Centro Estud Curso Odontol [Internet]. 1996 [citado 8º de janeiro de 2023];95–108. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-230155

Belém JM, Alves MJH, Quirino G da S, Maia ER, Lopes M do SV, Machado M de FAS. Avaliação da aprendizagem no estágio supervisionado de enfermagem em saúde coletiva. Trabalho, Educação e Saúde [Internet]. 2018 Aug 13 [citado 8º de janeiro de 2023];16(3):849–67. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/rTvdc6bk5zMJ6rwpTvFCQMR/?format=pdf&lang=pt

Lacerda LCA, Teles RB de A, Omena CMB de. Estágio supervisionado: percepção do preceptor sobre o processo de ensino-aprendizagem em um hospital de ensino. Revista e-Curriculum [Internet]. 2019 Jun [citado 8º de janeiro de 2023] 28;17(2):574–91. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/37908

Santeiro TV. Processos clínicos em Núcleos de Apoio à Saúde da Família / NASF: estágio supervisionado. Psicologia: Ciência e Profissão. 2012;32(4):942–55. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000400013

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

1.
Rodrigues STB, Sousa Z da S, Farias MA da R, Mateus MM, Leite AFB, Matias AC da S, Pereira SALM, Rocha AS. Processo de ensino-aprendizagem na atenção primária à saúde durante o estágio supervisionado: relato de experiência. RFPP [Internet]. 26º de junho de 2023 [citado 20º de abril de 2024];3(2). Disponível em: https://revistadeodontologia.facpp.edu.br/index.php/rfpp/article/view/52

Edição

Seção

Artigos