Correção do selamento posterior em prótese total superior

Autores

  • Angélica Maroli IMED - Passo Fundo
  • Aloisio Oro Spazzin IMED - Passo Fundo
  • Atais Bacchi Faculdade Paulo Picanço

DOI:

https://doi.org/10.59483/rfpp.v1n1.5

Palavras-chave:

Reembasamento de dentadura. Prótese total. Materiais Dentários.

Resumo

O processo de reabsorção óssea alveolar é contínuo ao longo da vida dos pacientes edêntulos, podendo causar desadaptações das próteses durante a fala e a mastigação. Em alguns casos o vedamento posterior fica insatisfatório permitindo a passagem de ar entre a base da prótese e a mucosa e assim a prótese fica sem retenção e estabilidade. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é mostrar uma técnica através de um caso clínico de como pode ser feita a correção do selamento posterior para melhorar a retenção da prótese, principalmente em pacientes com limitações financeiras para confeccionar uma prótese nova. A técnica foi realizada com resina acrílica direto no consultório e em uma única sessão sem demandar uma etapa laboratorial e o paciente não precisou retornar para casa sem a prótese. A correção do selamento posterior é recomendada por ser uma técnica de fácil execução, com o selamento realizado o paciente terá uma melhora na retenção na prótese ajudando na mastigação e na fonação até ele ter condições financeiras para uma confeccionar uma nova prótese.

Biografia do Autor

Angélica Maroli, IMED - Passo Fundo

Cirurgiã-Dentista graduada no curso de Odontologia da Faculdade Meridional - IMED, Passo Fundo, RS (2017). Mestre em clínica odontológica pelo Programa de Pós Graduação em Odontologia - IMED (2018-2020).

Aloisio Oro Spazzin, IMED - Passo Fundo

Pós-Doutorado no Centro de Desenvolvimento e Controle de Biomateriais (CDC-BIO) pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (FO-UFPel); Doutorado em Materiais Dentários pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP, 2013); Mestrado em Clínica Odontológica: área de Prótese Dental pela FOP-UNICAMP (2009); Graduação em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2006). Aperfeiçoamento em Reabilitação Protética Sobre-Implantes Osseointegrados pela FOP-UNICAMP (2008). Atualmente: Professor da Escola de Odontologia da Faculdade Meridional (IMED); Professor do Curso de Especialização em Prótese Dentária da Faculdade Meridional; Professor e vice-coordenador do Curso de Mestrado em Odontologia do Programa de Pós-Graduação (PPGO-IMED).

Atais Bacchi, Faculdade Paulo Picanço

Cirurgião-dentista Graduado pela Universidade de Passo Fundo (2008). Possui Especialização em Prótese Dental pelo Conselho Federal de Odontologia (2012). Mestre e Doutor em Clínica Odontológica - área de concentração em Prótese Dental, pela Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/UNICAMP) (2010-2014). Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior no Departamento de Biomateriais e Biomecânica da Oregon Health & Science University (EUA) (2013-2014). Realizou Pós-doutorado no Departamento de Biomateriais e Biologia Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) (2015-2017). Professor da Faculdade Paulo Picanço.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

1.
Maroli A, Spazzin AO, Bacchi A. Correção do selamento posterior em prótese total superior. RFPP [Internet]. 22º de dezembro de 2021 [citado 19º de abril de 2024];1(1). Disponível em: https://revistadeodontologia.facpp.edu.br/index.php/rfpp/article/view/5

Edição

Seção

Artigos