Aspectos relevantes da polimerização de cimentos resinosos autoadesivos

Autores

  • Igor Studart Medeiros Universidade de São Paulo
  • Letícia Maranhão Penha Araújo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.59483/rfpp.v1n1.2

Palavras-chave:

Cimento resinoso. Neutralização do pH. Cimento resinoso autoadesivo. Cimento dentário.

Resumo

Objetivos: Este trabalho teve como objetivo apresentar os principais aspectos relacionados ao mecanismo de polimerização dos cimentos resinosos autoadesivos (CRAs), sobretudo a neutralização do pH e suas repercussões nas propriedades
gerais. Material e métodos: Uma pesquisa na base de dado Pubmed/Medline foi realizada utilizando os descritores “resin cement”, “pH neutralization”, “self-adhesive resin cement” e “dental cement”. Foram incluídos nesta revisão, artigos na língua inglesa que apresentaram informações relevantes sobre o comportamento da polimerização dos CRAs e o mecanismo de neutralização do pH. Resultados: 30 artigos científicos foram encontrados, dos quais 18 foram selecionados. Conclusão: Uma neutralização parcial da acidez do cimento autoadesivo deve ser motivo de atenção, pois reduz o grau de conversão e afeta diretamente suas propriedades mecânicas. Assim, tendo em vista a diversidade de composições ofertadas no mercado, o desempenho desses cimentos resinosos é considerado materialdependente. É importante que o cirurgião dentista conheça as evidências científicas mais robustas sobre o tema para que faça a escolha correta do cimento para fixação.

Biografia do Autor

Igor Studart Medeiros, Universidade de São Paulo

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado (2001), doutorado (2004) e pós-doutorado (2006) em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo, com trabalhos na área de compósitos diretos e direto-indiretos, propriedades mecânicas e ópticas de cerâmicas e interfaces adesivas.

Letícia Maranhão Penha Araújo, Universidade de São Paulo

Mestranda em Biomateriais do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo (USP), SP, Brasil.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

1.
Medeiros IS, Araújo LMP. Aspectos relevantes da polimerização de cimentos resinosos autoadesivos. RFPP [Internet]. 22º de dezembro de 2021 [citado 26º de abril de 2024];1(1). Disponível em: https://revistadeodontologia.facpp.edu.br/index.php/rfpp/article/view/2

Edição

Seção

Artigos