Atletas com deficiência visual no esporte paralímpico

revisão de literatura

Autores

  • Marina Favrin Universidade de São Paulo
  • Eduardo Rodrigues Liporaci
  • Lucas Berard FOUSP
  • Neide Pena Coto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.59483/rfpp.v2n2.17

Palavras-chave:

Atletas, Deficiência visual, Esporte

Resumo

Introdução: O Brasil ocupa uma posição de destaque nos Jogos Paralímpicos, nas suas participações desenvolveu boa atuação em diversas modalidades, garantindo medalhas e trazendo reconhecimento aos atletas brasileiros com deficiência. Dentre as modalidades praticadas por atletas com deficiência visual temos o Futebol de Cegos, o Goalball e o Judô. Essas modalidades apresentam boa repercussão nos jogos e na última edição foram medalhistas. Objetivos: Investigar sobre os atletas com deficiência visual no esporte paralímpico e as principais repercussões sobre as condições de saúde orofacial dessa população. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão de Literatura, por meio da busca de artigos científicos nas principais bases de dados e plataformas de pesquisa. Resultados: Na Revisão, apresentamos as modalidades e suas particularidades, trazendo para a realidade da Odontologia do Esporte, especialidade responsável pelos cuidados ao atleta, incluindo a prevenção aos possíveis acidentes inerentes à prática das modalidades e também às características da deficiência. Conclusão: A prática de esportes tem um efeito positivo para as pessoas com deficiência. O envolvimento com o esporte influencia não apenas a saúde física e mental de uma pessoa, mas também o autoconceito, a autoestima, a aparência física percebida por si, por fim, a satisfação com a vida.

Biografia do Autor

Marina Favrin, Universidade de São Paulo

Mestranda em Reabilitação em Odontologia do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FOUSP.

Neide Pena Coto, Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - FOUSP.

Downloads

Publicado

18-05-2022

Como Citar

1.
Favrin M, Rodrigues Liporaci E, Berard L, Pena Coto N. Atletas com deficiência visual no esporte paralímpico: revisão de literatura. RFPP [Internet]. 18º de maio de 2022 [citado 29º de março de 2024];2(2):10. Disponível em: https://revistadeodontologia.facpp.edu.br/index.php/rfpp/article/view/17

Edição

Seção

Artigos