Sobre a Revista

A Revista da Faculdade Paulo Picanço (RFPP) tem suas submissões em fluxo contínuo, acompanhando uma tendência mundial dos principais periódicos científicos.

ISSN 2764-6289

Foco e Escopo

O objetivo da RFPP é disponibilizar artigos científicos de interesse para a área da saúde, sendo especializada em Odontologia, Enfermagem e Psicologia, em ambiente digital e com acesso aberto promovendo a democratização do conhecimento científico produzido nessas áreas. 

Em formato exclusivamente eletrônico, a revista publica pesquisas originais com elevado mérito científico, visando contribuir para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais, desde que aprovados em revisão duplo-cega por pares. A RFPP exige originalidade dos artigos submetidos e que pelo menos um dos autores tenha titulação de mestre ou de doutor.


Processo de Avaliação pelos Pares

Este periódico usa em seu processo de avaliação a modalidade double blind peer review, que é a omissão das identidades de autores e revisores no parecer de originais.

Os originais submetidos à revista devem atender rigorosamente aos critérios abaixo. Colaborações em desacordo serão recusadas.

Todos os manuscritos a serem considerados para publicação na RFPP devem ser submetidos exclusivamente por via eletrônica, seguindo este template. Por meio desse serviço, os autores podem submeter o artigo e acompanhar o status do mesmo durante todo o processo editorial. 

Em relação a reenvio e revisões, a revista diferencia entre:

- Manuscritos que foram rejeitados;

- Manuscritos que serão reavaliados após a realização das correções que forem solicitadas aos autores.

Se for o caso, autor será informado que seu trabalho foi rejeitado e, se desejar, pode solicitar que os editores reconsiderem sua decisão. O autor poderá fazer as alterações que julgar necessárias e reenviá-las. Contudo, será uma nova submissão.

Em caso de revisão, o autor deve refazer e/ou alterar seu manuscrito com base nas recomendações e sugestões dos revisores. Em seguida, o autor deve devolver o arquivo para uma segunda análise, não se esquecendo de informar o mesmo número atribuído para o manuscrito, para que assim possamos informar o parecer final (aceitação ou rejeição).

Serão enviadas provas ao autor correspondente para que o texto seja cuidadosamente conferido. Mudanças ou edições ao manuscrito editado não serão permitidas nesta etapa do processo de edição. Os autores deverão devolver as provas corrigidas dentro do prazo máximo de cinco dias úteis após serem recebidas.

Os artigos aceitos comporão os números da revista obedecendo ao cronograma em que foram submetidos, revisados e aceitos ou ainda a critério do corpo editorial.

Não serão permitidas inserções de autores ou co-autores em artigos submetidos, editados ou publicados.

Periodicidade

Trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Licença

Os artigos publicados pela RFPP estarão licenciados sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Esta licença permite que outros remixem, ajustem e desenvolvam seu trabalho de forma não comercial, desde que creditem a autoria e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.

Os autores cedem gratuita e automaticamente à RFPP os direitos de reprodução e divulgação dos trabalhos publicados.

Taxas de processamento de artigos

A RFPP não cobra nenhuma taxa de processamento de artigo, tampouco pelos manuscritos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.